COMUNICADO AO MERCADO

O BANCO GENIAL S.A., instituição financeira com sede na Cidade e Estado do Rio de Janeiro, inscrita no CNPJ sob o nº 45.246.410/0001-55 (“Banco Genial” ou a “Instituição”), informa ao mercado, seus clientes, parceiros e ao público em geral que recebeu com surpresa a menção ao seu nome em uma série de reportagens relacionadas à Operação “Carbono Oculto”, deflagrada em 28 de agosto de 2025.

A Instituição esclarece que:

  • O Banco Genial e as empresas de seu grupo econômico não são investigados na Operação “Carbono Oculto”;
  • O Banco Genial e as empresas de seu grupo econômico não foram alvo de busca e apreensão;
  • O Banco Genial foi citado nas mídias na condição de administrador do Radford Fundo de Investimento Financeiro Multimercado Crédito Privado – Responsabilidade Limitada (o “Fundo”), que está sob investigação em razão de seu único cotista, a Usina Itajobi;
  • O Fundo foi originalmente estruturado por outros prestadores de serviços e transferido ao Banco Genial em agosto de 2024;
  • Na qualidade de administrador do Fundo, o Banco Genial cumpriu rigorosamente todas as diligências de compliance, tendo rastreado toda a estrutura societária até a identificação do beneficiário final;
  • Em respeito à transparência e à confiança do mercado, diante da menção ao Fundo pela imprensa e até que os fatos sejam devidamente esclarecidos, o www.bancogenial.com Av. Brig. Faria Lima, 3400 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-132 Banco Genial optou por renunciar imediatamente à prestação dos serviços ao Fundo.

Em reunião realizada em 03 de setembro de 2025, o Ministério Público de São Paulo esclareceu que o Banco Genial não figura como investigado na Operação “Carbono Oculto”, sendo considerado terceiro de boa-fé e mencionado apenas para fornecer informações sobre o Fundo Radford.

O Banco Genial reitera que seus atuais procedimentos de onboarding seguem rigorosos padrões de compliance e governança. Ainda assim, o Banco Genial encontra-se em processo de contratação de uma renomada empresa de consultoria independente para validar seus processos atualmente vigentes e, se necessário, implementar eventuais aprimoramentos.

Por fim, o Banco Genial enfatiza que não há impactos em suas atividades e nas atividades das empresas de seu grupo econômico. Todas as atividades continuam a ser desempenhadas de forma rotineira e normal, em consonância com os mais elevados padrões de governança corporativa, ética e compliance regulatório, em estrita observância da legislação, da regulamentação aplicável e de seus deveres fiduciários que norteiam sua atuação.

A Instituição repudia veementemente qualquer insinuação de envolvimento nos fatos reportados pela imprensa e reafirma seu compromisso inabalável com a transparência e o cumprimento de seus deveres legais e regulatórios. O Banco Genial manifesta sua plena disposição para cooperar com as autoridades competentes e contribuir com todos os esclarecimentos que se façam necessários.

Rio de Janeiro, 03 de setembro de 2025
BANCO GENIAL S.A.
www.bancogenial.com Av. Brig. Faria Lima, 3400 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-132

Renda Variável

Mercado Futuro

Negocie contratos futuros de quatro grandes segmentos de forma alavancada: juros, moedas, índices e commodities.

    Comece a fazer o seu dinheiro render agora.

    Use o tempo a seu favor na hora de investir no mercado futuro.

    Neste tipo de investimento, você negocia contratos futuros (também chamados de derivativos), que representam um compromisso de compra ou venda de um ativo, a um preço predeterminado e em uma data futura, também predeterminada. Este ativo pode ser uma Ação, uma moeda ou uma commodity, que poderá sofrer ajuste diário ou não.

    Tipos de Contratos Futuros:

    Commodities

    Estes Contratos consideram as expectativas para os valores de produtos que passam por pouca industrialização, podem ser estocados e são comercializados em grande volume. Isso inclui produtos como soja, café, milho, boi gordo, entre outros.

    Moedas

    Quem investe nesta modalidade assume o compromisso de comprar ou vender um determinado volume de uma moeda estrangeira, como o dólar, a uma cotação previamente combinada. Este Contrato é usado como proteção ou forma de especulação sobre o preço de moedas em data futura.

    Ações

    Nestes contratos, negocia-se a expectativa sobre qual será o preço de uma determinada Ação no futuro, sem precisar comprá-la. Até a data de vencimento do contrato, a diferença entre a cotação e o valor do contrato indicará o ganho ou o prejuízo.

    Índices

    De forma semelhante aos Contratos de Moedas e Ações, aqui, você estima a pontuação de um índice, como o Ibovespa, em determinada data de vencimento, apostando na sua valorização ou desvalorização.

    Taxas de juros

    Estes Contratos estão ligados à negociação de Depósitos Interfinanceiros (DI), no qual o vendedor e o comprador fazem estimativas para a taxa de juros na data de vencimento.

    Dê valor ao seu futuro. Conte com a Genial e comece a investir.

    Aproveite nossos conteúdos e descubra mais sobre investimentos em Mercado Futuro.

    Principais dúvidas sobre Mercado Futuro.

    A partir de quanto posso investir no Mercado Futuro?

    Para investir em um Minicontrato de Índice, é necessário ter uma margem de garantia mínima de R$ 100,00. Já para um Minicontrato de Dólar, de R$ 150,00. Porém, em dias de muita volatilidade, os valores podem ser ajustados.

    Como saber quanto posso ganhar investindo no Mercado Futuro?

    Assim como outras modalidades de investimentos da Bolsa de Valores, o Mercado Futuro é um investimento de Renda Variável, o que significa que não é possível prever a rentabilidade. Ela vai variar de acordo com o mercado, a sua estratégia e os tipos de contratos negociados.

    Qual a importância dos Contratos Futuros para o mercado?

    Os Contratos de Mercado Futuro são usados por empresas e investidores como uma forma de proteção contra as oscilações de preço, minimizando os riscos, ou como uma forma alavancada de maximização dos resultados.

    Existem riscos ao operar no Mercado Futuro?

    Embora possam ser utilizados para minimizar perdas, os Contratos Futuros demandam um conhecimento maior e um perfil mais agressivo de investidor. Um dos riscos é trabalhar alavancado sem possuir uma gestão de risco com aplicação de Stop.

    Como se dá o vencimento de um Contrato Futuro?

    Apesar de os contratos terem vencimentos predeterminados, eles possuem liquidação diária, o que é denominado ajuste. O ajuste é uma liquidação parcial do contrato, que ocorrerá até a data de vencimento. No final de cada sessão de negociação, a B3 calcula o valor de liquidação para cada cliente. Na abertura de uma posição comprada, caso o preço do ativo esteja maior do que você pagou por ele, você recebe um crédito. Caso contrário, você recebe um débito. Essas liquidações diárias irão levar em consideração o preço do dia anterior para o preço do dia atual. No dia do vencimento, o cliente terá o último ajuste em sua posição e o ativo será liquidado de maneira automática pela B3. Vale destacar que, para a manutenção da posição, é necessário o aporte de garantias, o que é denominado margem. Essa margem é calculada sobre um percentual da posição de cada mercadoria específica e pode ser consultada no Trader Cockpit.

    O que é um Minicontrato?

    Enquanto nos Contratos cheios você precisa investir em lotes de 5 Contratos, no Minicontrato é possível investir em um Contrato Futuro com um volume financeiro menor. Um exemplo é o contrato cheio de dólar que representa $ 50.000 e o contrato mini de dólar que representa $ 10.000. Isso torna esta modalidade mais acessível.

    O que é o ajuste diário e o que ele tem a ver com o Mercado Futuro?

    Todos os dias, a Bolsa de Valores calcula os resultados de compras e vendas. A diferença entre o valor negociado e a cotação alcançada é chamada de ajuste diário. Se o resultado das suas operações no dia for negativo, você deverá pagar esse valor. Por isso, é preciso cuidado para trabalhar alavancado. ​

    O que são Contratos a Termo?

    Seguem o mesmo princípio dos Contratos Futuros. A diferença é que não existe o ajuste diário das posições. Para tal, a corretora exigirá depósitos de garantia em dinheiro ou títulos de maior liquidez.

    O que é Mercado de Aluguel?

    Investidores podem colocar certos ativos de Renda Variável para alugar, obtendo, assim, uma renda extra em cima destes. Quem estiver disposto a apostar na baixa desses ativos toma o papel alugado e vende no mercado. No final do prazo pactuado, os ativos devem ser devolvidos.