Atualizado às 19h45
BRL - R$
VARIAÇÃO (DIA)
MÍN (DIA)
MÁX (DIA)
VOLUME
Quer conhecer mais sobre fundos imobiliários (FIIs)? Entenda melhor o funcionamento do Maxi Renda (MXRF11) e veja se ele está alinhado ao seu perfil e objetivos!
O MXRF11 consiste em um fundo imobiliário disponível para investidores na B3, a bolsa de valores brasileira. O ticker representa o FII Maxi Renda e é caracterizado como um fundo de papel. Ou seja, prioriza investir em títulos do mercado de imóveis.
O fundo iniciou suas operações em 2011 — ano em que teve a sua Oferta Pública Inicial (IPO). Além disso, se organiza na forma de condomínio fechado. Isso significa que a única forma de investidores comprarem ou venderem suas cotas é no mercado secundário.
Dessa maneira, o fundo tem um número limitado de cotas à disposição de investidores — cerca de 226 milhões. Em julho de 2021, de acordo com o seu relatório mensal, o MXRF11 contava com quase 430 mil cotistas.
O responsável pela administração do fundo Maxi Renda é o BTG Pactual. A gestão, por sua vez, fica a cargo da XP Vista Asset Management.
Como você viu, o MXRF11 tem como estratégia central investir em títulos de renda fixa imobiliária. Nesse contexto, é possível incluir:
O seu portfólio é composto, majoritariamente, por CRIs, que corresponderam a cerca de 80% dos seus aportes em julho de 2021 — de acordo com o relatório mensal de seus gestores. Para o restante, a preferência é encontrar permutas financeiras com boa rentabilidade.
Além disso, o fundo conta com gestão ativa. Ou seja, tem como meta atingir uma rentabilidade superior ao seu benchmark — a principal referência utilizada é o Tesouro IPCA.
Uma das características interessantes dos fundos imobiliários e, portanto, do MXRF11 é que ele distribui dividendos aos seus cotistas. Isso acontece de forma mensal — com valor proporcional à quantidade de cotas de cada um.
De acordo com as regras para fundos imobiliários vigentes em 2021, 95% dos lucros dos FIIs deve ser distribuído aos seus cotistas. No MXRF11 os investidores recebem seus dividendos até o 10º dia útil de cada mês.
No entanto, é importante ressaltar que o MXRF11 faz parte da classe de investimentos em renda variável. Assim, resultados passados não indicam que o mesmo continuará a se repetir no futuro — então é fundamental compreender os riscos envolvidos.
Para os cotistas do Maxi Renda, há a cobrança de uma taxa de administração. Ela era de 0,9% ao ano em setembro de 2021. O número passa por reajustes anuais de acordo com a inflação. No entanto, não há taxa de performance.
O FII Maxi Renda traz algumas características interessantes para os seus cotistas. Contudo, antes de iniciar os aportes, é preciso conhecer as oportunidades e os riscos que ele traz consigo.
Investir em MXRF11 pode ser uma oportunidade interessante para investidores interessados no mercado de imóveis e que desejam investir de modo prático. Além disso, o FII pode dar acesso a títulos que não costumam ser acessíveis a investidores de menor capital na renda fixa.
Afinal, o Maxi Renda investe em uma série de aplicações desse setor. Assim, consegue construir uma carteira diversificada — capaz de diluir alguns dos riscos aos seus cotistas. Além disso, sua gestão ativa busca, constantemente, atingir melhores resultados.
Outro ponto de destaque para os investidores está no pagamento mensal de dividendos — o que o configura como uma fonte de renda passiva. Assim, para quem se interessa por investimentos em ações e na bolsa de valores, o MXRF11 pode ajudar na diversificação de portfólio.
Como em todo tipo de investimento, há riscos a se considerar. Por se tratar de um investimento de renda variável, não há garantia de retornos nos FIIs.
Assim, ao investir em FIIs, os cotistas estão expostos aos riscos de mercado. Além disso, há o risco de crédito ligado aos certificados de recebíveis imobiliários (CRIs) e outros títulos que compõem o fundo imobiliário.
O primeiro passo para todo investidor que busca encontrar novas oportunidades de investimentos é considerar se a alternativa condiz com o seu perfil. Como o MXRF11 é um FII, ele habitualmente pode agradar mais investidores moderados e arrojados.
Contudo, como tem estratégia baseada fortemente em renda fixa, pode atrair também investidores conservadores. Esse foco pode apresentar uma maior segurança e previsibilidade — mas com riscos acentuados pela negociação em bolsa.
Depois do perfil, o segundo passo é alinhar esse investimento com os seus objetivos. Geralmente, o Maxi Renda e os demais FIIs se destacam pelo pagamento de dividendos. Por isso, atraem investidores que buscam renda passiva e pensam no longo prazo.
Outro ponto a considerar antes de investir é o gráfico de preços do FII na bolsa e uma avaliação cuidadosa do investimento.
Como é negociado no mercado, o preço das cotas do fundo Maxi Renda flutua durante um dia. Portanto, antes de investir é válido avaliar qual sua cotação hoje e avaliar os fundamentos do FII — buscando projeções para o futuro.
Para investir no fundo imobiliário Maxi Renda, o primeiro passo é ter conta em uma corretora. Será ela a responsável por intermediar todo o processo de compra das cotas junto à bolsa de valores.
Após abrir sua conta, acesse o home broker e faça a busca pelo ticker MXRF11. Defina o número de cotas que deseja investir e emita a ordem de compra. Após a liquidação do investimento, o FIi fará parte da sua carteira.
Para aproveitar todas as oportunidades do mercado de investimentos, crie sua conta na Genial Investimentos de forma online e gratuita!