Atualizado às 06h05
BRL - R$
VARIAÇÃO (DIA)
MÍN (DIA)
MÁX (DIA)
VOLUME
O MGFF11 pode ser interessante para quem deseja expor seu capital a diferentes fundos imobiliários simultaneamente. Para decidir investir ou não, confira as características mais importantes sobre o fundo e saiba como ele funciona!
O fundo de investimento imobiliário é um veículo financeiro que funciona de maneira coletiva, mediante a participação de diversos investidores. O investimento depende da aquisição de cotas de participação, as quais são negociadas na bolsa de valores.
Já os recursos são movimentados por um gestor profissional. Ele é o responsável por fazer as escolhas e realizar as operações, de acordo com o que estiver previsto na estratégia definida. Existem, ainda, diferentes tipos de fundos.
Entre eles, estão:
O MGFF11 é o ticker que faz referência ao fundo cujo nome completo é Mogno Fundo de Fundos. Esse é um fundo imobiliário de fundos (FOFs) e sua oferta pública inicial (IPO) na bolsa brasileira aconteceu em março de 2018.
Como você viu, o MGFF11 faz parte dos fundos de fundos. Isso significa que sua estratégia consiste em investir na aquisição de cotas de outros FIIs. Portanto, esses são os seus principais ativos financeiros.
Esse fundo tem a chamada gestão ativa. Ou seja, o objetivo é superar os indicadores de referência do mercado. Para isso, há uma tomada de decisão ativa por parte da gestão — considerando as condições do mercado financeiro.
Em setembro de 2021, o portfólio do MGFF11 era composto por cotas de mais de 55 fundos imobiliários. Entre eles, estavam fundos de recebíveis imobiliários e FIIs de tijolo. A estratégia também se divide entre ganho de capital e obtenção de renda.
Em relação aos segmentos, os principais são:
Quanto ao pagamento de dividendos, o MGFF11 prevê a distribuição de 95% dos resultados obtidos em determinado período. A apuração do desempenho ocorre mensalmente. Segundo informações da gestora, em julho de 2021 a distribuição desses proventos no mês foi de R$ 0,55/cota.
Contudo, é preciso se lembrar de que resultados passados não garantem performance futura. É possível observar o gráfico referente aos dividendos do MGFF11 para avaliar seu histórico, mas com essa informação em mente.
Como veículos coletivos, os fundos apresentam uma estrutura robusta para seu funcionamento. Nesse caso, a administração do MGFF11 é de responsabilidade do BTG Serviços Financeiros S/A DTVM. Ademais, a gestão é realizada pela Mogno Capital Investimentos Ltda.
Os fundos costumam cobrar taxas para remunerar sua estrutura e profissionais. Em setembro de 2021, a taxa de administração do MGFF11 era de 0,20% ao ano sobre o patrimônio líquido.
Entretanto, vale notar que a taxa de administração não é fixa. Ela pode variar mediante alterações nas regras previstas para o fundo. Por isso, é importante conhecer o valor atualizado.
Em relação à taxa de performance, o MGFF11 prevê a cobrança de 20% sobre o que ultrapassar 4,5% ou o Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) + 3% — considerando o que for maior no período de apuração semestral.
Investir em FII pode trazer vantagens, como a praticidade. Afinal, o gestor é responsável por tomar decisões e realizar operações. Também é um meio de participar do mercado imobiliário de forma acessível.
Normalmente, a cotação de um FII exige um investimento menor que a compra de um imóvel. Outro benefício é que o investimento em um fundo de fundos favorece a diversificação de carteira. Desse modo, é possível diluir o risco do portfólio, evitando a concentração de recursos.
Contudo, o investimento também tem riscos a considerar. Um deles é o de mercado, pelo fato de a negociação das cotas ocorrer na bolsa. Alterações no interesse do segmento, mudanças na economia ou impactos no mercado imobiliário podem fazer com que o preço das cotas oscile.
Além disso, há os riscos inerentes ao portfólio. Em relação ao investimento em imóveis físicos, por exemplo, pode haver riscos de vacância quanto ao aluguel. No caso dos fundos de papel, existe um risco de crédito associado ao pagamento pelo emissor.
Para saber se o MGFF11 vale a pena é fundamental começar considerando suas características como investidor. Portanto, verifique qual é o seu perfil de investidor e quais são os seus objetivos individuais.
Também é recomendado analisar os fundamentos do FII. Mais do que saber a cotação do MGFF11 hoje, é preciso entender seus indicadores para avaliar o potencial ao longo do tempo. A partir disso, é possível definir se o investimento é atraente no presente e se tem boas perspectivas.
Por ser um fundo de renda variável negociado na bolsa, o MGFF11 tende a estar mais alinhado com investidores moderados ou arrojados. Além disso, ele pode estar alinhado com quem pretende obter uma renda passiva por meio do recebimento de dividendos.
Para investir no MGFF11, você precisa ter uma conta em uma corretora de valores e acessar o home broker. Nesse ambiente, é necessário identificar o ticker, conferir o preço das cotas e emitir a ordem, de acordo com o que você pretende investir.
Como vimos, o MGFF é um fundo imobiliário do tipo FOF e pode fazer parte da sua estratégia, desde que esteja alinhado com as suas características individuais. No processo de investimento, é fundamental contar com uma boa corretora de valores.
Abra sua conta na Genial Investimentos e aproveite a estrutura que oferecemos!