O BANCO GENIAL S.A., instituição financeira com sede na Cidade e Estado do Rio de Janeiro, inscrita no CNPJ sob o nº 45.246.410/0001-55 (“Banco Genial” ou a “Instituição”), informa ao mercado, seus clientes, parceiros e ao público em geral que recebeu com surpresa a menção ao seu nome em uma série de reportagens relacionadas à Operação “Carbono Oculto”, deflagrada em 28 de agosto de 2025.
A Instituição esclarece que:
Em reunião realizada em 03 de setembro de 2025, o Ministério Público de São Paulo esclareceu que o Banco Genial não figura como investigado na Operação “Carbono Oculto”, sendo considerado terceiro de boa-fé e mencionado apenas para fornecer informações sobre o Fundo Radford.
O Banco Genial reitera que seus atuais procedimentos de onboarding seguem rigorosos padrões de compliance e governança. Ainda assim, o Banco Genial encontra-se em processo de contratação de uma renomada empresa de consultoria independente para validar seus processos atualmente vigentes e, se necessário, implementar eventuais aprimoramentos.
Por fim, o Banco Genial enfatiza que não há impactos em suas atividades e nas atividades das empresas de seu grupo econômico. Todas as atividades continuam a ser desempenhadas de forma rotineira e normal, em consonância com os mais elevados padrões de governança corporativa, ética e compliance regulatório, em estrita observância da legislação, da regulamentação aplicável e de seus deveres fiduciários que norteiam sua atuação.
A Instituição repudia veementemente qualquer insinuação de envolvimento nos fatos reportados pela imprensa e reafirma seu compromisso inabalável com a transparência e o cumprimento de seus deveres legais e regulatórios. O Banco Genial manifesta sua plena disposição para cooperar com as autoridades competentes e contribuir com todos os esclarecimentos que se façam necessários.
Renda Variável
Invista no mercado imobiliário sem comprar imóveis.
Os Fundos Imobiliários (FIIs) são uma espécie de condomínio de investidores que juntam seus recursos para aplicar no mercado imobiliário. O dinheiro costuma ser usado para construção ou aquisição de imóveis que são posteriormente alugados. Há três tipos mais comuns de FIIs: Fundos de Tijolo, quando o fundo adquire propriedades imobiliárias; Fundos de Papel, quando o fundo adquire Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs); e Fundos de Fundos, quando o fundo adquire cotas de outros fundos.
São aqueles que compram ou constroem imóveis para alugar. Quem compra uma cota recebe, periodicamente, na forma de dividendos, uma quantia proporcional em dinheiro referente aos aluguéis.
São títulos ligados ao setor imobiliário; não há diretamente a compra dos imóveis. Assim, o dinheiro é destinado à aplicação em Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Letras Hipotecárias (LH), certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), entre outros.
São os fundos que investem em cotas de outros fundos imobiliários, o que permite maior diversificação do investimento.
São FIIs que investem na construção de imóveis para a venda. Logo, o lucro é obtido a partir da diferença entre o preço da construção e a venda dos imóveis no mercado.
É fácil investir em FIIs com uma conta na Genial Investimentos.
Assessores de investimentos da Genial.
Com um assessor, você investe com mais confiança! Você contará com um suporte personalizado: seu assessor conhecerá seu histórico, seu perfil de investidor e seus objetivos para ajudar você a encontrar as melhores opções de investimento de acordo com seus objetivos.
Veja como transferir a custódia de FIIs de outra instituição para a Genial.
Veja a lista completa de FIIs negociados na B3 e conheça mais sobre cada um.
Todo mês, selecionamos ativos buscando as melhores perspectivas de retorno a médio prazo, com o objetivo de superar o Índice de Fundos Imobiliários (IFIX).