Atualizado às 13h23
BRL - R$
VARIAÇÃO (DIA)
MÍN (DIA)
MÁX (DIA)
VOLUME
Você conhece a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)? Ela é a maior indústria de siderurgia da América Latina e você pode ser sócio dessa gigante do setor. Quer entender como?
Conheça o CSNA3 — o ticker da empresa na bolsa de valores brasileira (B3) — e entenda como ser um acionista!
Uma ação é uma fração do capital social de uma organização. Desse modo, quem compra esse papel se torna sócio da empresa. Geralmente, as companhias abrem o seu capital na bolsa de valores para captar recursos financeiros.
Desse modo, elas utilizam o dinheiro para diversas finalidades, como pagar dívidas, fazer investimentos, expandir os negócios etc. As ações são negociadas na bolsa de valores. No Brasil, a instituição é a B3.
Para fazer as operações, o investidor pode acessar o ambiente da bolsa via home broker — uma plataforma online disponibilizada por corretoras de valores.
Para entender o mercado de ações, é interessante saber que ele pode ser dividido em dois: mercado primário e secundário. No primeiro, o investidor compra as ações diretamente da empresa. Já no secundário, os papéis são negociados entre investidores.
Outro ponto importante a lembrar são as principais maneiras de lucrar com as ações. Além dos proventos (benefícios oferecidos pela empresa aos sócios), o investidor pode obter lucro com suas ações por meio da venda com preço maior do que a compra.
Isso é possível porque os ativos podem ser valorizados ou desvalorizados conforme as oscilações do mercado. Por exemplo, se o investidor comprar uma ação em um momento de desvalorização e vender quando estiver valorizada, a diferença será o seu lucro.
CSNA3 é o ticker da Companhia Siderúrgica Nacional CSN na B3. Assim, por meio do código, o investidor consegue encontrar as ações da empresa na bolsa e fazer operações de compra ou venda.
Os papéis da companhia são do tipo ordinário. Isso significa que, ao comprá-los, o investidor passa ter direito ao voto nas assembleias gerais, de maneira proporcional à sua participação. Além disso, o sócio pode receber proventos, como juros sobre o capital próprio e dividendos.
Em relação à cotação da CSNA3, é importante saber que ela varia constantemente. Afinal, a bolsa opera todos os dias úteis e os ativos estão sujeitos à lei de oferta e demanda.
Por essa razão, deve-se acompanhar a cotação de CSNA3 por meio dos gráficos divulgados pela B3.
A CSN é uma empresa que atua em diversos setores além da siderurgia, como logística, cimento, energia e mineração. Dessa maneira, trabalha em toda a cadeia produtiva do aço — extração do minério de ferro, produção e comercialização.
Em relação ao mercado de ações, ela é constituída como sociedade anônima de capital aberto com ações negociadas na B3 e na bolsa de Nova Iorque (via ADRs). Além disso, ela é acionista de empresas em outros países.
Ou seja, a CSN também possui ações de companhias internacionais nos setores de logística, energia hidrelétrica e siderurgia. Em 2021, as maiores controladoras da companhia eram a Vicunha Aços S.A (48,97%) e a Rio Iaco Participações (4,19%).
Algumas das companhias que pertenciam ao grupo CSN, em 2021:
A CSN foi fundada como estatal durante o Governo de Getúlio Vargas, em 1941, sendo que a primeira usina teve sua inauguração em 1946. Entre os anos 1960 e 1980, a companhia obteve diversas expansões até que foi vendida em leilões em 1993.
Desse modo, o Governo da época se desfez de 91% das ações da empresa. Já em 1996, a companhia adquiriu participação em duas outras organizações: Ferrovia MRS e Porto de Itaguaí (RJ). Depois, em 1997, estreou na bolsa de valores de Nova Iorque (NYSE), listada no nível II.
Anos depois, em 2001, a CSN realizou diversas aquisições, como os direitos de compra dos ativos da Heartland Steel, constituindo a CSN LLC. Assim, iniciou o seu processo de internacionalização.
Ao final da década, em 2009, começou a produção de cimento, expandindo a área de atuação. Em 2016, vendeu a Metalic e em 2018 a LLC dos Estados Unidos, alterando novamente sua estrutura.
As ações são investimentos que tendem a se alinhar melhor para investidores com perfis que toleram mais riscos, como o investidor moderado e arrojado. Isso porque os ativos têm maior exposição às oscilações do mercado.
Para saber se os papéis da CSNA3 são adequados para compor a sua carteira de investimentos, é necessário analisar o seu perfil, objetivos financeiros e planejamento.
Ainda, vale fazer uma análise dos fundamentos da empresa. Dessa maneira, é possível obter informações que podem ajudar a tomar a melhor decisão.
As ações são investimento de renda variável. Por isso, as oportunidades de ganhos costumam superar a média da renda fixa. Ademais, permitem variadas estratégias para obtenção de rendimento, como a compra e venda de ativos, além do recebimento de proventos.
Com o mercado fracionário, em que há possibilidade de compra de unidades de ações, o investimento nesses ativos é ainda mais acessível. Isso significa que, em regra, não é necessário ter muito dinheiro para investir.
Em contrapartida, a desvantagem dos aportes em ações está nos riscos, já que os ativos estão sujeitos às oscilações do mercado. Portanto, não há garantias sobre os retornos e o investidor pode, até mesmo, ter perdas financeiras.
Para investir no mercado de ações é necessário acessar o ambiente da bolsa de valores. Para isso, é preciso abrir uma conta em uma corretora de valores para utilizar o home broker.
Nessa plataforma, o investidor deve procurar pelo ticker CSNA3, caso deseje comprar ações da CSN. Por fim, é necessário emitir a ordem de compra das ações, indicando o número de papéis desejados.
Como você viu, ao aportar na CSNA3, o investidor se torna sócio da Companhia Siderúrgica Nacional. Embora seja uma empresa conhecida, antes de investir, é importante avaliar se as ações são adequadas aos seus propósitos e perfil.
Quer ter acesso à bolsa de valores para realizar os seus investimentos? Então abra sua conta na Genial Investimentos!