Atualizado às 19h45
BRL - R$
VARIAÇÃO (DIA)
MÍN (DIA)
MÁX (DIA)
VOLUME
O Banco do Brasil (BBAS3) foi a primeira instituição bancária fundada no país e atrai o interesse de diversos investidores que se interessam pelo setor. Saiba mais sobre as ações da empresa a seguir!
Ações são parcelas do capital social de uma empresa do tipo Sociedade Anônima (S.A.). Desse modo, quem adquire os papéis recebe o direito de participar dos resultados da companhia. Ademais, os papéis podem ser do tipo preferencial (PN) e ordinária (ON).
No primeiro caso, não há direito a voto em assembleias, mas o investidor tem preferência na distribuição de proventos da empresa. Isso acontece de forma proporcional ao número de ações que cada um possui.
No segundo caso, o investidor tem direito ao voto nas assembleias gerais e pode influenciar nas decisões da empresa. Contudo, como esse aspecto se apresenta de forma proporcional ao número de papéis que cada acionista possui, pequenos investidores têm menor poder de voto.
BBAS3 é o ticker utilizado para identificar as ações ordinárias do Banco do Brasil na bolsa de valores brasileira, a B3. A instituição atua no setor financeiro e é um dos maiores bancos de capital aberto do país. Ele é constituído em forma de sociedade de economia mista.
Logo, o Governo Federal é o sócio majoritário da empresa. Além disso, BBAS3 é uma das ações que compõem o Ibovespa. Esse índice acompanha o desempenho médio das ações com maior negociabilidade do Brasil.
O Banco do Brasil foi fundado em 1808, sendo a primeira instituição bancária do país. Em 1868, tornou-se a única emissora de moeda. Porém, com a criação do Banco Central, em 1964, essa função foi transferida.
Com isso, o Banco do Brasil passou a se dedicar ao mercado bancário. Hoje, sua função principal é oferecer produtos e serviços financeiros, como conta corrente, financiamentos, empréstimos, depósitos, transferências, previdência e seguros.
Ademais, vale destacar que instituição bancária é uma das maiores e mais importantes do país. Além de ser essencial para o setor financeiro brasileiro, o banco também tem presença relevante no agronegócio do país.
A instituição financia grande parte das exportações e contribui para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Para isso, oferece linhas de crédito especiais para capital de giro e investimentos.
A instituição lançou suas ações na bolsa de valores em 1906 e foi a primeira empresa listada. Em 2002, as ações preferenciais do banco se tornaram ordinárias. Por isso, o Banco do Brasil tem apenas ativos ON, ou seja, o BBAS3.
Cem anos após entrar na bolsa, o Banco do Brasil aderiu ao Novo Mercado. Isso significa que ela passou a atender a diversos requisitos referentes à governança corporativa.
O Banco do Brasil distribui dividendos com frequência, mas também pode pagar outros proventos. Na prática, eles são benefícios que as empresas de capital aberto distribuem aos acionistas. Isso pode ser feito na forma de dinheiro ou em direitos.
Se você analisar um gráfico de BBAS3 com o histórico de distribuição de proventos, perceberá que o Banco do Brasil apresenta um quadro recorrente de pagamento. Na prática, além dos dividendos, ela costuma distribuir juros sobre capital próprio (JCP).
Para os investidores, receber proventos pode ser uma forma de aumentar o patrimônio. Além disso, eles contribuem para quem quer viver de renda passiva no futuro. Se esse é o seu objetivo, vale entender se as ações ordinárias do Banco do Brasil distribuem dividendos frequentes no momento do aporte.
A primeira vantagem das ações é o potencial de rentabilidade. Como não há limitações para os ganhos, elas podem trazer retornos maiores do que a renda fixa.
Também existe a oportunidade de investir em uma empresa referência em seu setor de atuação, como o Banco do Brasil. Outro ponto positivo é a possibilidade de ganhos, que pode ocorrer de duas formas principais.
A primeira tem relação com a venda dos ativos que tiveram valorização ao longo do tempo. Na segunda situação, o lucro pode se dar pelo recebimento de proventos, que podem ser reinvestidos para gerar mais resultados. Especuladores também podem usar as ações para buscarem lucros no curto prazo.
Apesar das vantagens, há riscos de investir em ações— como é o caso de BBAS3. Alguns desses riscos são inerentes à própria empresa. Eles se relacionam com questões como saúde financeira, capacidade de gestão, setor de atuação, entre outros. Há também o risco de mercado.
Nesse caso, ele está relacionado às variações na cotação das ações. Como passam por oscilações, pode haver desvalorização, o que pode resultar em prejuízos se a venda dos papéis for realizada. Contudo, os riscos podem ser manejados por meio da análise cuidadosa dos ativos e da diversificação da carteira.
A tolerância ao risco e à volatilidade deve ser maior nas ações. Por esse motivo, o investimento em BBAS3 tende a se alinhar aos investidores de perfil moderado e arrojado. Ainda, é necessário ter atenção aos seus objetivos.
No longo prazo, o risco das ações é melhor manejado. Portanto, o investimento pode ser mais adequado para quem busca construir patrimônio ou obter retorno ao longo do tempo, por exemplo.
Para saber qual o melhor momento para investir em BBAS3, o investidor pode realizar uma análise dos fundamentos do banco. Isso envolve analisar diferentes indicadores e múltiplos. Assim, os resultados apresentados ajudam a entender o nível de saúde financeira da empresa.
Utilizando a análise, você pode entender, por exemplo, se o preço das ações está descontado. Isso pode indicar uma oportunidade de investimento, mas a avaliação deve ser feita utilizando um conjunto de parâmetros para uma visão mais acertada.
Para investir em ações do Banco do Brasil, é necessário ter conta em uma corretora de valores. Dessa forma, é possível acessar o home broker, por meio do qual ocorrem as negociações das ações, além de outros ativos e derivativos.
Depois, basta buscar pelo ticker BBAS3 e conferir a cotação do dia. Se optar pelo investimento, envie uma ordem de compra com o número de papéis que deseja adquirir. Ao encontrar uma ordem de venda correspondente, a liquidação é finalizada em alguns dias e o ativo passa a compor seu portfólio.
Investir em BBAS3 é uma forma de ter ações do setor financeiro na carteira. Lembre-se de analisar se o investimento está adequado ao seu perfil e objetivos antes de fazer os aportes. Ainda, conte com a diversificação para mitigar os riscos.
Antes de começar a investir, abra a sua conta na Genial Investimentos e conte com uma equipe de analistas certificados para ajudar na sua tomada decisão!