O BANCO GENIAL S.A., instituição financeira com sede na Cidade e Estado do Rio de Janeiro, inscrita no CNPJ sob o nº 45.246.410/0001-55 (“Banco Genial” ou a “Instituição”), informa ao mercado, seus clientes, parceiros e ao público em geral que recebeu com surpresa a menção ao seu nome em uma série de reportagens relacionadas à Operação “Carbono Oculto”, deflagrada em 28 de agosto de 2025.
A Instituição esclarece que:
Em reunião realizada em 03 de setembro de 2025, o Ministério Público de São Paulo esclareceu que o Banco Genial não figura como investigado na Operação “Carbono Oculto”, sendo considerado terceiro de boa-fé e mencionado apenas para fornecer informações sobre o Fundo Radford.
O Banco Genial reitera que seus atuais procedimentos de onboarding seguem rigorosos padrões de compliance e governança. Ainda assim, o Banco Genial encontra-se em processo de contratação de uma renomada empresa de consultoria independente para validar seus processos atualmente vigentes e, se necessário, implementar eventuais aprimoramentos.
Por fim, o Banco Genial enfatiza que não há impactos em suas atividades e nas atividades das empresas de seu grupo econômico. Todas as atividades continuam a ser desempenhadas de forma rotineira e normal, em consonância com os mais elevados padrões de governança corporativa, ética e compliance regulatório, em estrita observância da legislação, da regulamentação aplicável e de seus deveres fiduciários que norteiam sua atuação.
A Instituição repudia veementemente qualquer insinuação de envolvimento nos fatos reportados pela imprensa e reafirma seu compromisso inabalável com a transparência e o cumprimento de seus deveres legais e regulatórios. O Banco Genial manifesta sua plena disposição para cooperar com as autoridades competentes e contribuir com todos os esclarecimentos que se façam necessários.
Renda fixa
Invista em títulos emitidos diretamente por empresas e impulsione sua carteira.
Muitas empresas fazem a emissão de títulos de dívidas quando precisam financiar seus projetos. Essa alternativa, chamada Debênture, é usada com frequência, já que é mais proveitoso emitir esse tipo de título do que buscar um empréstimo convencional em bancos e instituições financeiras. Quando o projeto da empresa é relacionado à infraestrutura, as empresas podem emitir Debêntures isentas de I.R. na fonte.
Tem cobrança de IR, portanto, é um investimento tributável. O rendimento pode ocorrer com juros prefixados, pós-fixados ou de forma híbrida.
Você investe com incentivo fiscal, ou seja, sem pagar IR, o que torna os títulos ainda mais atrativos.
O pagamento pode ser feito uma parte em dinheiro e a outra em ações, ou seja, você pode ter uma participação na empresa que emitiu o título. A conversão pode ser facultativa, pelo investidor, ou mandatória, até o vencimento do título.
Permitem o pagamento em ações, mas os papéis convertidos não são da empresa emissora, ou seja, é possível obter ações de outro negócio, podendo respeitar a vontade do investidor ou do emissor, conforme estipulado no início do contrato.
Não tem um prazo de vencimento. Em vez disso, você recebe uma remuneração contínua, de acordo com o que foi pactuado. Para receber o dinheiro investido, é preciso negociar o título no mercado secundário.
Neste caso, o título oferece ao investidor uma participação nos lucros do negócio. Ou seja, o rendimento é pago pelo acesso a esse tipo de resultado da empresa.
É fácil investir em Debênture com uma conta na Genial Investimentos.
Este artigo é um guia detalhado sobre Debêntures para você evoluir o seu jeito de investir.