COMUNICADO AO MERCADO

O BANCO GENIAL S.A., instituição financeira com sede na Cidade e Estado do Rio de Janeiro, inscrita no CNPJ sob o nº 45.246.410/0001-55 (“Banco Genial” ou a “Instituição”), informa ao mercado, seus clientes, parceiros e ao público em geral que recebeu com surpresa a menção ao seu nome em uma série de reportagens relacionadas à Operação “Carbono Oculto”, deflagrada em 28 de agosto de 2025.

A Instituição esclarece que:

  • O Banco Genial e as empresas de seu grupo econômico não são investigados na Operação “Carbono Oculto”;
  • O Banco Genial e as empresas de seu grupo econômico não foram alvo de busca e apreensão;
  • O Banco Genial foi citado nas mídias na condição de administrador do Radford Fundo de Investimento Financeiro Multimercado Crédito Privado – Responsabilidade Limitada (o “Fundo”), que está sob investigação em razão de seu único cotista, a Usina Itajobi;
  • O Fundo foi originalmente estruturado por outros prestadores de serviços e transferido ao Banco Genial em agosto de 2024;
  • Na qualidade de administrador do Fundo, o Banco Genial cumpriu rigorosamente todas as diligências de compliance, tendo rastreado toda a estrutura societária até a identificação do beneficiário final;
  • Em respeito à transparência e à confiança do mercado, diante da menção ao Fundo pela imprensa e até que os fatos sejam devidamente esclarecidos, o www.bancogenial.com Av. Brig. Faria Lima, 3400 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-132 Banco Genial optou por renunciar imediatamente à prestação dos serviços ao Fundo.

Em reunião realizada em 03 de setembro de 2025, o Ministério Público de São Paulo esclareceu que o Banco Genial não figura como investigado na Operação “Carbono Oculto”, sendo considerado terceiro de boa-fé e mencionado apenas para fornecer informações sobre o Fundo Radford.

O Banco Genial reitera que seus atuais procedimentos de onboarding seguem rigorosos padrões de compliance e governança. Ainda assim, o Banco Genial encontra-se em processo de contratação de uma renomada empresa de consultoria independente para validar seus processos atualmente vigentes e, se necessário, implementar eventuais aprimoramentos.

Por fim, o Banco Genial enfatiza que não há impactos em suas atividades e nas atividades das empresas de seu grupo econômico. Todas as atividades continuam a ser desempenhadas de forma rotineira e normal, em consonância com os mais elevados padrões de governança corporativa, ética e compliance regulatório, em estrita observância da legislação, da regulamentação aplicável e de seus deveres fiduciários que norteiam sua atuação.

A Instituição repudia veementemente qualquer insinuação de envolvimento nos fatos reportados pela imprensa e reafirma seu compromisso inabalável com a transparência e o cumprimento de seus deveres legais e regulatórios. O Banco Genial manifesta sua plena disposição para cooperar com as autoridades competentes e contribuir com todos os esclarecimentos que se façam necessários.

Rio de Janeiro, 03 de setembro de 2025
BANCO GENIAL S.A.
www.bancogenial.com Av. Brig. Faria Lima, 3400 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-132

Informações sobre o cartão de crédito Genial

Quais produtos consomem o Limite Genial?

Atualmente os produtos Limite Fácil e Cartão de Crédito consomem o Limite Genial, ou seja, o Limite Genial é compartilhado entre estes dois produtos.

Como posso ter mais limite no meu cartão de crédito?

Você pode aumentar o limite do cartão de crédito alocando um valor maior do seu Limite Genial no produto Cartão de Crédito e, consequentemente, desalocando do produto Limite Fácil. Caso não tenha Limite Genial disponível para alocação por estar alocado em outro produto, basta desalocar o valor desejado, para utilizá-lo no cartão de crédito.

Lembrando que você pode aumentar seu Limite Genial aumentando seus investimentos na Genial.

Qual é a regra e ordem para liquidação de ativos para quitação do saldo inadimplente?

A liquidação é iniciada pelo ativo de menor tempo de liquidez. Caso tenha mais de um ativo com o mesmo tempo de liquidez, o valor para quitação do saldo da fatura é dividido entre os ativos.

Solicitei o meu cartão. Qual é o período para entrega do cartão físico?

O cartão é entregue em até 9 dias úteis no endereço confirmado no momento da solicitação.

Recebi meu cartão, já posso utilizar?

Para utilizar seu cartão é necessário realizar o desbloqueio pelo APP Genial, em Cartões.

Após desbloquear o cartão poderá utilizá-lo na função crédito e débito, conforme limite do cartão e saldo disponível na conta Genial.

O Cartão Genial pode ser utilizado através de leitura de chip e senha, e através de aproximação.

Posso solicitar um cartão adicional ao meu?

Sim, poderão ser solicitados até 5 cartões adicionais, para pessoas com no mínimo 8 anos de idade.

Posso usar meu cartão em transações internacionais?

Sim, o cartão Genial é internacional. Para habilitar o uso em moeda internacional, vá em Meus cartões e habilite a opção Compras Internacionais.

Qual é a maneira mais segura de utilizar meu cartão em compras pela Internet?

Opte sempre pelo uso do cartão virtual em compras online, assim, você protege seu cartão físico de compras indevidas. Você poderá escolher por um cartão virtual estático, que tem sempre o mesmo código de segurança, ou dinâmico, onde o código de segurança tem duração de 24h.

Esqueci a senha do meu cartão. O que fazer?

A senha do titular e adicionais pode ser visualizada no APP Genial, em Cartões, na tela Meus cartões, após autenticação de segurança.

Como acesso os termos e condições do meu cartão?

Os termos e condições ficam disponíveis no APP Genial, em Cartões, na tela Meus cartões.

Preciso solicitar uma 2ª via do meu cartão. O que fazer?

No APP Genial, em Cartões, na tela Meus cartões, solicite a segunda via do seu cartão e receba no endereço que quiser.

Como conferir os gastos da minha fatura?

Os gastos da fatura, tanto dos cartões do titular e adicionais, podem ser conferidos pelo APP ou PDF da fatura.

Como efetuo o pagamento da minha fatura? Em quanto tempo meu limite é liberado?

A fatura pode ser paga pelo APP Genial, debitando no saldo da conta, ou através do PIX QR Code / Copia e Cola, em qualquer banco de sua preferência.

O limite do cartão é restabelecido em até 30 minutos após o pagamento, e a compensação do pagamento e atualização do saldo da fatura em até dois dias úteis.

Como alterar o vencimento da minha fatura?

Você pode alterar o vencimento da fatura do cartão a cada 90 dias através do APP Genial, em Cartões, na tela de Meus cartões.

Não reconheço uma compra em minha fatura ou tive um problema com uma compra. O que fazer?

O APP Genial dispõe da funcionalidade de contestação de compras.

Se você não reconhece uma compra, pode enviar uma contestação de uma compra realizada pela Internet através do APP. Basta acessar a despesa na fatura e clicar em “Contestar compra”. Por medida de segurança, seu cartão será cancelado e a compra direcionada para análise.

Caso tenha ocorrido um problema com a compra, por exemplo, uma compra cancelada e não estornada, mercadoria não recebida ou com defeito, poderá abrir a contestação pelo APP e enviar os documentos necessários para análise.

Se sua contestação for aceita, o valor da compra será estornado em sua fatura.